O consumo de água na indústria é um assunto recorrentemente abordado para se construir um mundo mais sustentável, afinal, no Brasil, por exemplo, a indústria é responsável por consumir 3 vezes mais água do que as residências. Sem dúvida a água é um insumo fundamental no setor industrial seja no processo produtivo, sistemas de utilidades e para fins sanitários. Mas para alcançarmos a sustentabilidade é de extrema importância uma gestão hídrica que torne os processos mais eficientes e econômicos.
A construção de uma imagem sustentável não só é uma atitude responsável como lucrativa, uma vez que consumidores e investidores atribuem cada vez mais valor a marcas comprometidas com o meio ambiente.
Confira neste artigo algumas práticas que promovem a responsabilidade ambiental.
Economia circular
Economia circular é uma prática que defende o desenvolvimento econômico, tecnológico e produtivo a uma utilização sustentável dos recursos naturais. Como o próprio termo dá a entender, um processo produtivo circular é aquele que busca aproveitar tanto quanto possível um insumo natural, como a água, por exemplo.
Promover a economia circular é estabelecer nas cadeias produtivas práticas de reaproveitamento e reparação.
Sistema de captação e reaproveitamento de águas pluviais.
Uma forma de aproveitamento de água extremamente sustentável é captando água da chuva para a utilização em diferentes processos, os quais não se necessite de água potável, como higienização, lavagem e diferentes fins sanitários.
Existem sistemas modernos de captação, armazenamento e tratamento de águas da chuva que podem auxiliar sua indústria e reduzir bastante os custos ligados ao consumo de água.
Conscientização de colaboradores:
A busca pela sustentabilidade é, antes de tudo, uma mentalidade. Utilizar os canais de comunicação interna para promover o consumo consciente é o primeiro passo rumo a uma gestão hídrica eficiente. Se cada profissional pensar de que forma ele pode exercer sua função com consciência ambiental além da economia imediata, ideias inovadoras podem surgir a qualquer momento. Palestras, treinamentos e eventos voltados à conscientização ambiental estão cada vez mais comuns em empresas que são referência de mercado.
Outorga de águas
Quando uma empresa opta por construir e utilizar um sistema de captação e armazenamento de águas próprio, existem uma série de leis e normas estabelecidas pelo órgão competente da região para utilização daquele recurso hídrico.
Atender a toda regulamentação não só evita problemas com a lei como também garante que sua indústria esteja utilizando a água de forma sustentável e otimizada. Afinal, todas as regras foram pensadas por especialistas para garantir a preservação hídrica.
Por tanto, se você quer ter um consumo de água na indústria responsável, o primeiro passo prático é cumprir a legislação vigente para utilização e construção de reservatórios.
Monitoramento e o consumo de água na indústria
Para o gerenciamento efetivo de qualquer recurso é fundamental o monitoramento e coleta de dados ligados a ele. Com recursos hídricos não é diferente, tanto para o cumprimento de legislação, quanto para otimização do consumo é necessária a implantação de sistemas de monitoramento.
A Monitoraguas tem a sua disposição a mais alta tecnologia em equipamentos e software para o monitoramento eficiente de água.
Se você precisa de ajuda com a outorga e monitoramento de águas, conheça agora nossas soluções.