Segurança hídrica e sua importância.

Podemos entender como segurança hídrica todas as práticas que na gestão do recurso hídrico promovam a utilização sustentável e tratamento adequado da água.  

A ONU conceitua segurança hídrica da seguinte forma: assegurar o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico; garantir proteção contra a poluição hídrica e desastres relacionados à água; preservar os ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política”.

Neste artigo traremos uma reflexão sobre como promover a segurança hídrica em nossas atividades econômicas e produtivas. Garantindo a utilização responsável da água. 

Segurança hídrica nas empresas

Pode-se dizer que todas as organizações lidam com gestão hídrica de alguma forma. Seja em processos diretamente ligados ao desenvolvimento de produtos ou na utilização da água para higienização e consumo. 

São muitas as empresas que consomem grandes volumes de água e utilizam reservatórios próprios para se abastecer. Por tanto adotar boas práticas de segurança hídrica é fundamental para que estas organizações se tornem sustentáveis promovam a saúde de seus colaboradores. 

Boas práticas 

Planejamento: 

Uma vez que a necessidade de utilização da água é imprescindível, o primeiro passo é planejar qual a forma mais adequada de captação do recurso. Analisando todos os processos e necessidades da organização e consultando especialistas em gestão hídrica para implementação do sistema adequado. 

Confira a legislação 

Existem leis, estaduais, federais e municipais que devem ser observadas na construção de um sistema de captação e armazenamento de água. Estar alinhado com as determinações dos órgão responsáveis é fundamental para uma gestão hídrica segura. 

Tomemos como exemplo a construção e utilização de poços artesianos. É necessário a obtenção da outorga de águas para garantir que a organização não esteja prejudicando de forma irreparável a região e sua população.

Utilizar de forma irregular recursos hídricos além de ser uma atitude irresponsável com o meio ambiente pode trazer grandes problemas legais a empresa. 

Educação:

Como já foi dito, a segurança hídrica está diretamente ligada ao consumo consciente de água. Criar uma cultura de economia é um grande passo na direção da sustentabilidade. 

Colaboradores conscientes podem impactar no consumo de forma muito significativa otimizando a utilização de água no desempenho de suas funções e levando a mesma mentalidade para a sociedade como um todo. 

Ainda no campo da educação e conscientização vale destacar o processo de descarte de resíduos. A poluição das águas é um problema crítico causado pelo descarte inadequado de lixo, seja diretamente em rios ou até mesmo o despejo de lixo nas ruas. 

Monitoramento e Segurança hídrica

Como vimos, a segurança hídrica no âmbito corporativo depende muito da otimização do consumo, captação e armazenamento consciente e manutenção da qualidade da água. 

Com a ajuda da Monitoráguas sua empresa tem todo o auxílio necessário desde a outorga até o monitoramento de águas. Monitorando aspectos como vazão, vida útil de reservatórios e qualidade da água, dados fundamentais para o cumprimento da legislação referente a utilização de águas. 

Quer saber mais? Fale conosco.